quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Crítica - Sherlock (Primeira Temporada)



    Comecei a assistir a Sherlock depois de muitas indicações, pedidos, gente falando que eu ia amar etc. Confesso que fui com um pé atrás ver de que forma trouxeram as histórias de Sir Arthur Conan Doyle para o presente (nem sequer passou pela minha cabeça tentar a adaptação americana, Elementary - Watson sendo interpretado por Lucy Liu era demais para mim). Por fim, gostei. Mentira. Por fim, amei a criação de Steven Moffat (de "Doctor Who").

    A série da BBC, lançada em 2010 e que acaba de estrear a terceira temporada, acerta em cheio na transposição das histórias de Sherlock Holmes para os dias atuais. A primeira temporada é composta por três episódios (ou filmes?) de uma hora e meia de duração. O primeiro adapta a obra "A Study in Scarlet" - aqui, "A Study in Pink". Os outros dois são "The Blind Banker" e "The Great Game". Este terceiro episódio é maravilhoso, o melhor da temporada, e nos apresenta ao grande rival de Holmes: Moriarty.

    Quanto às atuações, Benedict Cumberbatch (de "Além da Escuridão: Star Trek"), indicado ao Globo de Ouro pelo papel, faz uma recriação interessantíssima de Holmes e Martin Freeman ( de "O Hobbit") está magnífico como o Dr. John Watson. Todos os coadjuvantes também estão muito bem, fazendo com que o elenco se torne mais um dos grandes destaques da série.

    A parte técnica também é um dos pontos fortes, com destaque para a fotografia e, principalmente, a montagem, que chama a atenção e dá um ar de inovação e dinamismo à série por contar com transições rápidas e detalhes modernos. Além disso, não se pode esquecer do roteiro que consegue transportar Sherlock Holmes para o mundo dos smartphones com absoluta competência (na verdade, o uso das invenções da modernidade até eleva a qualidade dos mistérios e das resoluções do detetive). 

    O único problema desta primeira temporada foi seu segundo episódio, que não chega aos pés do ótimo primeiro e da excelência do terceiro. Ele mais se parece com um filme de ação policial ordinário, com nada a acrescentar, do que com aquilo que vemos nos outros dois - especialmente no terceiro: mistérios bem criados e resoluções que se encaixam perfeitamente, sem furos; personagens sempre interessantes e... hum... plot twists surpreendentes.

    Então, aproveite que o Netflix possui as duas primeiras temporadas em seu catálogo e assista logo a essa série fantástica.

Nota: 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário