quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Análise - Expectativas para 2012

    Não, não falarei sobre o fim do mundo, muito menos sobre o ''filme-bomba'' de Roland Emmerich sobre o fato. Aqui citarei os dez filmes que eu estou mais ansioso para assistir e que serão lançados em 2012. Considero de 2012 os filmes lançados em território nacional durante o ano, o que gerará alguns ''conflitos'' com a data oficial de lançamento do filme.

10. A Dama de Ferro (The Iron Lady, 2011)

   
    A minha vontade de assistir a esse aqui se resume a uma coisa: Meryl Streep. A deusa. Uma das melhores atrizes de todos os tempos, ganhadora de dois Oscars e seis Globos de Ouro (além de catorze indicações ao primeiro e dezessete ao segundo) durante seus mais de trinta anos de carreira. A recepção da crítica para essa adaptação da biografia de Margaret Thatcher tem sido morna (73% no Rotten Tomatoes), o que já era esperado pelo cargo de direção ser de Phyllida Lloyd, que possui em seu currículo unicamente o razoável e esquecível ''Mamma Mia!''. 
    Entretanto, Meryl (sempre ela) vem colecionando indicações e prêmios de Melhor Atriz em todos os Circuitos de Críticos e Jornalistas divulgados até agora, que são a base do que podemos esperar para as grande premiações. É, parece que ela veio pegar de volta a sua cadeira cativa no Oscar. E esperemos que com vitória. (Lançamento, no Brasil, em 03/02)

9. ''Tão Forte e Tão Perto'' (Extremely Loud and Incredibly Close, 2011)

 
    Aqui não é um ator ou atriz que me chama a atenção, e sim, seu diretor. Stephen Daldry já lançou três filmes em sua carreira, e por todos levou uma indicação para Melhor Diretor ao Oscar (sendo que dois deles foram indicados ao prêmio principal). Já dá para nascer uma expectativa, né? E ela só aumenta por saber que, além de reconhecidos, seus filmes anteriores (''Billy Elliot'', ''As Horas'' e ''O Leitor") são ótimos!
    A história aqui é de um menino (Thomas Horn) que encontra uma chave em um vaso de seu pai, morto nos atentados de 11 de Setembro, e então, começa a procurar a sua fechadura. O filme conta com nomes oscarizados como Sandra Bullock, Tom Hanks, Viola Davis (!!) e James Gandolfini. É esperar para ver! (Lançamento, no Brasil, em 02/03)

8. Os Descendentes (The Descendants, 2011)

    O novo filme de Alexander Payne (de ''Sideways - Entre Umas e Outras'') vem sendo bem avaliado pela crítica e conquistando muitas indicações e prêmios nesse início da ''temporada dos Awards''. E isso, claro, somado ao renome de seu diretor, já me dá vontade de comprar o ingresso.
    Um rico proprietário de terras (George Clooney), que mora com as suas duas filhas, descobre que sua mulher o traiu, e a partir daí vai em busca do amante e de sua mulher, para esclarecer tudo e unir a família novamente. A porcentagem de 89% no Rotten Tomatoes é até supérflua, já que o estímulo para assisti-lo já é grande. (Lançamento em 27/01)

7. O Artista (The Artist, 2011)

    O encontro entre um cineasta (Jean Dujardin, ganhador do prêmio de Melhor Ator em Cannes), temeroso pelo surgimento do cinema sonoro, e uma jovem atriz (Bérénice Bejo) que sonha em chegar ao sucesso. Ok, você pode ter lembrado de ''Cantando na Chuva''... Eu também lembrei. Até ''Crepúsculo dos Deuses'' me veio à memória. Porém, o filme de Michel Hazanavicious tem outros atrativos, e muitos.
    Primeiro, o filme é todo em P&B (preto e branco). Segundo, ele é mudo. Terceiro, ele foi feito em 2011, ora! Em pleno auge das pirotecnias de ''Transformers'' e semelhantes. E, pelo trailer, já vemos que se trata de uma grande homenagem aos filmes das décadas de 20 e 30. O longa, que vem dominando grande parcela dos prêmios já entregues (ao lado de ''Os Descendentes'' e ''A Árvore da Vida'') e que possui 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, promete! (Lançamento, no Brasil, indefinido ); )

6. Prometheus (idem, 2012)

    Eu já falei sobre Alien aqui e que gosto da série, né? Então, que tal uma nova obra, baseada na série, e dirigida pelo seu próprio criador, Ridley Scott? Fantástico! No elenco: a oscarizada Charlize Teron, Michael Fassbender (a sensação atual, depois do novo X-Men), Patrick Wilson e Guy Pearce. 
    O longa que, claro, será um terror sci-fi, vem formando grande ansiedade tanto nos fãs de Alien, quanto nos cinéfilos. O que será que Ridley Scott está nos preparando, depois da chatice de ''Robin Hood''?  (Lançamento em 08/06)

5. Os Vingadores (The Avengers, 2012)


    Sim, sim, sim, sim! A Marvel irá filmar a sua ''Liga da Justiça''! A união do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) com Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Hulk (Mark Ruffalo, hehe), Thor (Chris Hemsworth) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner, eca) parece ser épica!
    A sinopse é óbvia: eles têm que salvar o mundo. Dessa vez, contra alienígenas. O temor de que saía algo mais ''Liga Extraordinária'' existe, inflado pelo fraco histórico de seu diretor Joss Whedon... Mas esperemos, no mínimo, um ''X-Men 2'', né? Para citar filmes com junção de herois.

4. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, 2011)

    Sim, crianças, Martin Scorsese em 3D! Só pelo nome de diretor, eu já compraria o ingresso na estreia de muitíssimo bom grado. Agora, somando isso à curiosidade de ver como o mestre incursionou no mundo da terceira dimensão e, por que não, no da ficção extraordinária... Só posso dizer que a ansiedade está bem forte!
    O filme é sobre um menino órfão (Asa Butterfield) que vive em uma estação de metrô e acaba se metendo em uma confusão envolvendo seu pai. Contando com um elenco estelar que inclui Chloe Moretz (<3), Ben Kingsley, Emily Mortimer, Christopher Lee, Jude Law e Sacha Baron Cohen; o filme, dos que correm na dianteira pela indicação ao Oscar principal, atrai também pela boa aceitação da crítica (93% no Rotten Tomatoes).
(Lançamento em 17/02)

3. Dark Shadows (idem, 2012)

    Tim Burton é um dos meus diretores favoritos. E agora parece que ele retornará à parte de seu ''estilo'' de filmes que eu mais amo: o gótico. Mais uma parceria com Johnny Depp, que nesta adaptação de uma série de TV (da qual Tim era fã, quando quiança) é Barnabas Collins, um vampiro, que vive em um mundo repleto de bruxas, lobisomens, etc. Bem halloween.
    A partir daí, é mistério. Já que a série teve cinco anos de exibição e não se sabe o quê será adaptado. Porém, nas mãos de Burton, já espero algo próximo do memorável ''A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça'', pelo menos no visual). O elenco é formado Chloe Moretz (ela, de novo *-*), Michelle Pfeiffer, Eva Green, Helena Bonham Carter (figura mais carimbada que o próprio Johnny nos filmes de seu marido) e Christopher Lee. (Lançamento, no Brasil, em 11/05)

2. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012)

    O que esperar do encerramento da, por enquanto, melhor trilogia de super-heroi já feita? Ainda mais que seu diretor, Christopher Nolan, vem de um trabalho, no mínimo, excelente com A Origem e se despede do homem-morcego. Eu não sei o que esperar, mas no Nolan, eu confio.
    O vilão do momento é Bane (Tom Hardy), que teve suas capacidades físicas absurdamente aumentadas em um experimento científico. E Batman (Christian Bale) terá de enfrentá-lo. Ao que parece o elenco sofrerá adições e readmissões: Anne Hatawhay será a Mulher-Gato; Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine continuam em seus papéis; Liam Neeson retorna do primeiro filme, como Ra's Al Ghul (flashback, espero), tal qual Cillian Murphy, como Espantalho; Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotillard também entram na turma. Um elenco espetacular, em puro eufemismo. Ansiedade a mil! (Lançamento em 27/07)

1. Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey, 2012)

    Se o último filme da trilogia de ''Senhor dos Anéis'' é o meu favorito da década de 2000, claro, óbvio, com certeza, eu estou morrendo de ansiedade para o filme de Peter Jackson (que também dirigiu a trilogia). E quer algo a mais? Guillermo del Toro co-roteirizou e chegou a encabeçar o projeto.
    A história é mais uma adaptação dos livros de Tolkien e anterior à jornada de Frodo. Se baseia em uma expedição feita pelo nosso conhecido Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), mais um grupo de anões e Gandalf (vejam só, ele também está aqui) em busca de um tesouro guardado pelo dragão Smaug. Todavia, no meio da jornada (que já era complicada por si só), Bilbo encontra Gollum e... o Um Anel.
    No elenco, retornam Ian McKellen, Cate Blanchett, Orlando Bloom, Hugo Weaving e Christopher Lee (ora, elfos e magos vivem bastante), além de Ian Holm e Elijah Wood Será que vem mais um filmaço por aí? (Lançamento em 14/12)
    

P.S.: Também vale lembrar que, em janeiro, estreia a sequência de ''Sherlock Holmes'', de Guy Ritchie, e ''Precisamos Falar Sobre Kevin'', de Lynne Ramsay (bem-cotado para as premiações). Em fevereiro, chega ''Histórias Cruzadas'', de Tate Taylor, outro favorito na temporada de prêmios. Já em julho, é a vez do novo filme sobre o Homem Aranha, dirigido por Mark Webb (aquele do excelente ''[500] Dias com Ela''). Os filmes que serão lançados no fim de 2012, não foram cotados, pois, na maioria da vezes, visarão o Oscar 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário